O COLÉGIO

HOME » O COLÉGIO

O Colégio Santo Antônio foi fundado no dia 3 de setembro de 1877, a pedido do Bispo do Pará, D. Macedo Costa, Madre Paula Frassinetti, fundadora da Congregação de Santa Dorotéia.

As Irmãs Dorotéias foram as primeiras religiosas a pisar em solo da Amazônia, na  cidade de Belém. Ocuparam o prédio do Convento de Santo Antônio e deram início  a uma escola no regime de internato. 

O sistema educativo das Irmãs Dorotéias foi muito apreciado pelas famílias  paraenses e o colégio expandiu-se rapidamente. 

Até 1917 todas as estudantes eram internas. Nessa época começou a funcionar o  sistema de externato. O primeiro curso que diplomou várias turmas na década de 20  foi o Curso Comercial. 

Atualmente, o Colégio Santo Antônio, busca uma educação evangelizadora, beneficiando  crianças e adolescentes da Educação Infantil ao Ensino Médio, seguindo suas tradições da filosofia humanista-cristã institucional, conforme os princípios  educacionais de Paula Frassinetti.

A estrutura física dos seus majestosos prédios apresentam traços da beleza  arquitetônica, sendo um do Século XVII-XVIII, fazendo parte do Conjunto  Arquitetônico Cultural do Patrimônio Histórico da cidade de Belém, onde funciona a  Capela de Santo Antônio e o Auditório Paula Frassinetti, de uso contínuo para o  desenvolvimento dos projetos e eventos pastorais pedagógicos.  

Em meio ao histórico, o colégio oferece o outro prédio, numa construção mais nova,  boa infraestrutura para atender os estudantes, com acomodações em seu outro  prédio, com traços mais modernos, salas climatizadas, outro estilo de arquitetura,  áreas verdes e amplas, mais pátios, campo gramado e playground infantil.  

Acompanhando a evolução da metodologia de ensino está sempre atento às  mudanças que ocorrem na sociedade sem perder o seu referencial de oferecer aos  alunos uma educação que prepare, não só para a vida, mas que seja a própria vida,  incluindo projetos voltados para a formação humana e cristã, fazendo com que os  conteúdos desenvolvidos em sala de aula sejam colocados em prática através da  atuação efetiva do estudante na sociedade, demonstrando, assim, uma  aprendizagem oriunda de uma pedagogia inovadora. 

Na interpretação dos princípios educativos na filosofia das Irmãs Dorotéias, não se pode construir um mundo melhor sem antes desenvolver as potencialidades

humanas do homem, nesse sentido o Colégio Santo Antônio investe na formação de  todos os que nele atuam, orientando-os numa prática pedagógica inspirada na  grande educadora Madre Paula Frassinetti. 

Paula Frassinetti foi canonizada na Basílica de São Pedro, pelo Papa João  Paulo II, no dia 11 de março de 1984. Propondo-se à veneração da Igreja Universal,  o Santo Padre exaltou Paula Frassinetti: “um fruto maduro da redenção.”

O Colégio Santo Antônio, uma obra evangelizadora e educacional transcende muitas  décadas, fortalecida em seus prinípios, agregando em sua forma de educar pela via  do coração e do amor, através da firmeza e da suavidade de Santa Paula  Frassinetti, as honras da superação dos sinais dos tempos e das conquistas e  avanços, contemplando os leigos como responsáveis e Missionários Doroteus  junto às Irmãs Dorotéias. 

O Colégio Santo Antônio é uma obra da mantenedora Congregação de Santa  Dorotéia do Brasil, uma instituição religiosa fundada no dia 12 de agosto de 1834,  inicialmente chamada Filhas de Santa Fé, passou a chamar-se Irmãs de Santa  Dorotéia, quando Santa Paula Frassinetti assumiu a obra apostólica. 

Paula, nascida em Gênova/Itália, vinda de família humilde, cristã e muito generosa,  foi uma mulher ousada em seus empreendimentos e persistente em suas metas  evangelizadoras. Paula foi forte e suave, sabia escutar e compreender, pois era  humana. Amava as crianças e a juventude. Com eles repartiu seus dons e fundou  obras, sonhando a construção de uma amanhã, seguindo a vontade de Deus. 

O reconhecimento das obras evangelizadoras e educacionais de Santa Paula  Frassinetti foi motivo da ampliação em outros países e, atendendo aos chamados, a  Congregação de Santa Dorotéia se faz presente em 14 (catorze) países: Brasil,  Portugal, Espanha, Suíça, Inglaterra, Malta, Estados Unidos, Peru, Itália,  Moçambique, Albânia, Angola, Filipinas e Camarões.